
Educação Democrática
Café Terapêutico
O Café Terapêutico é um encontro que acontece semanalmente no CIEJA Campo Limpo e reúne pais e mães dos estudantes e, também, quem mais desejar conversar sobre o contexto em que os deficientes físicos estão inseridos e sobre como a escola pode ser inclusiva.
O grupo traz um tema para inspirar a conversa, dura em torno de duas horas, que é apresentado por
um palestrante convidado ou por multimídias. Os temas variam muito, desde política até dificuldades e métodos de aprendizado. O encontro incita toda a comunidade devido ao fato de que os pais trazem os problemas dos filhos que se acabam se relacionando com os problemas da comunidade.
O café foi criado em 14 de março de 2008, acontece todas as sextas e já chegou a reunir mais de
quatrocentos e cinquenta pais. Quem costuma organizá-lo é o professor Severino Billy, especialista em
educação para pessoas com deficiência. A partir das solicitações feitas no Café, a escola busca parcerias
na própria comunidade para que o tema discutido seja ainda mais aprofundado. Além disso, todas as organizações que dão palestras se tornam parceiras. A UNASP (Universidade Adventista de São Paulo),
Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, a Organização Mãe Especial (IMA) e o CEU Casa Blanca e Capão Redondo são só algumas dessas.
O Café Terapêutico não tem financiamento (direto) do governo, mas eles acreditam que esse tipo de ação pode se tornar referência para o poder público levar esse tipo de projeto pedagógico para outras escolas e espaços de educação.
